sábado, 22 de novembro de 2014

Mentiras que são tidas como verdades

Einstein não ia mal na escola
Na verdade, ele era o melhor aluno da classe em matemática. O mito provavelmente deve-se ao fato de que, após 1896, último ano no qual o jovem prodígio frequentou a escola, a escala de notas foi invertida e 1, que era considerada a nota mais alta, passou a ser a nota mais baixa. Ao analisarem os boletins de Einstein, talvez as pessoas não tenham se dado conta da mudança e tomaram as notas pela escala antiga.
Os ricos não estão mais ricos e os pobres não estão mais pobres
Na verdade, o número de pessoas na extrema pobreza vem diminuindo no mundo todo no decorrer dos últimos anos. Ao mesmo tempo, a renda média tem aumentado e o coeficiente Gini mundial, que mede a desigualdade, só vem caindo.
O vidro não escorre como um líquido
O aspecto de escorrido, presente nos vitrais mais antigos é consequência de uma técnica ultrapassada de fabricação do vidro, na qual o vidro era esfriado no ar enquanto o artesão girava a peça ainda quente. Por esse motivo, mesmo depois de esfriar, o vidro ainda apresentaria o aspecto de escorrido.
A Terra não gira em torno do Sol
Na verdade, o planeta persegue o centro de massa do Sistema Solar (baricentro), que nem sempre é o centro do Sol.
Assim como os russos, a NASA também usava lápis no espaço
Aquela história de que a NASA teria gasto milhões para desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço, enquanto os russos apelaram para a praticidade e usaram lápis na gravidade zero é falsa. Apesar disso, a NASA passou a usar uma caneta que funcionava na gravidade zero em 1965, mas desenvolvida por uma empresa privada, a Fisher Pen Company.
Nem todo usuário de crack é viciado
Apesar de extremamente viciante, a pessoa que experimenta o crack não torna-se viciada imediatamente. Além disso, uma pesquisa de 20 anos do governo norte-americano revelou que 80% das pessoas que usaram o crack, passaram meses sem tocar de novo na droga.
Colocar filhotes de pássaros de volta no ninho não fará com que eles sejam rejeitados por suas mães
Pássaros não possuem um olfato muito apurado e não são capazes de identificar odores humanos nos seus filhotes. E a história de que colocar filhotes no ninho fará com que suas mães o rejeitem não passa de lenda. Pelo contrário, as mães adoram ver seus filhos de volta no ninho.
O candidato vencedor das eleições nem sempre é o mais popular
Longe de ser o melhor ou o mais popular, a grande maioria dos candidatos que vencem eleições são justamente os que recebem maiores financiamentos. Não existe a mágica das boas propostas, popularidade ou o que for. Aqui é grana quem decide.
Vikings não usavam capacetes com chifres
Esse mito provavelmente se popularizou por causa da famosa ópera “O Anel de Nibelungen”, escrita entre 1848 e 1874 por Richard Wagner.
Não, ruivas não serão extintas
O alarmismo de que cabelos ruivos e olhos claros serão extintos é antigo, mas não possui nenhuma base científica. Na verdade, genes recessivos tão mais raros que os dos cabelos ruivos existem até hoje, como é o caso de doenças raras que tardam a desaparecer.

Fonte:  Spotniks

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails