quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia da Bandeira - Curiosidades

Retângulo verde:
A cor verde da bandeira foi uma homenagem a D.Pedro I, que era a cor real da casa de Bragança.

Losango amarelo:
Simboliza a casa de Habsburgo da família de Dona Leopoldina, arquiduquesa da Áustria e a imperatriz do Brasil.

Esfera Azul :
O círculo azul no centro da Bandeira faz referência à imagem de uma esfera celeste, posicionada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (08 horas e 30 minutos) do dia15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Inscrição em verde:
A inscrição "Ordem e Progresso" é uma forma abreviada do lema político positivista cujo autor é o francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim (em francês: L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but)


- O modelo da bandeira que conhecemos atualmente foi projetada por Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, e adotado em 19 de novembro de 1829.

- Ela é uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não possui em nenhuma parte as cores preta ou vermelha que geralmente são associadas à guerra ou ao sangue.


- A primeira versão da Bandeira era composta apenas por 21 estrelas, que representavam o Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e o Município da Corte (Rio de Janeiro)

- A estrela isolada na bandeira é a estrela de Spica, a estrela alfa da constelação de Virgem e representa o estado do Pará, pois este era o Estado da União com maior parte do seu território acima da Linha do Equador. Após 1968, a Bandeira não sofreu nenhuma modificação.

Abaixo estão a atual bandeira e a bandeira do Império



Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails