domingo, 6 de julho de 2014

Capela Sapata - Ivatuba

Próximo à Ivatuba existe uma Capela abandonada, Capela essa que foi erguida dentro da Colonia Sapata e serviu aos pioneiros de Ivatuba.
Em uma época em que o café era o ouro verde algumas colonias chegaram a ter até 2000 pessoas,  caso da Sapata, entretanto com o fraquejo na produtividade veio também o êxodo rural.
A Capela Nossa Senhora de Fátima que ficou conhecida como a Capela Sapata surgiu a partir de uma promessa do Sr. José Pereira Sapata, Português e devoto de Nossa Senhora de Fátima, feita em 1948, na cidade de Avanhandava, SP, quando, naquela época sua esposa Dona Maria Rodrigues Sapata, estava com suspeita de câncer de mama e, caso a mesma fosse curada ele construiria uma capela para Nossa Senhora de Fátima.
Em 1959, eles mudaram para o Paraná, porém, o Sr. José sofreu um acidente (queda de uma tulha) em 1961, vindo a falecer.
Essa promessa só foi cumprida em 1964, pelo seu filho, Sr. Daniel Pereira Sapata e os irmãos, que começaram a construção da capela na entrada da fazenda, sendo concluída 3 meses após.
A primeira missa na capela foi realizada no mesmo ano de 1964, pelo Pe. Pedro Jarussi.
Em 1968, a Capela Sapata entra em atividade com o Pe. Anacleto Ângelo Rabachin.
A imagem da santa veio do Santuário de Fátima, e até os sobreiros, avinheiras e outras plantas do pátio têm origem no além-mar.
Muitos ali dobraram seus joelhos e pediram proteção e prosperidade na nova terra em que tinham chegado.
Muitos ali foram batizados, crismados, casados e velados.
Hoje ela descansa em silêncio guardando a lembrança de todos que por ali passaram e dos que como eu ainda param pra contemplar sua beleza e conhecer sua história.









Colaboração : Roseli de Fátima Celestino

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails