terça-feira, 22 de julho de 2014

5 mitos acerca de armas que só existem no cinema

5. SILENCIADORES TORNAM DISPAROS EM APENAS UM LEVE ASSOBIO



O mito:

Uma pistola com um silenciador, um personagem furtivo, ele aponta e dispara e só se escuta um "piff". Ninguém escuta nada e só se percebe que um disparo foi feito quando o alvo cai morto.
Até escopetas já foram silenciadas nos filmes, além de que, personagens improvisam silenciadores com qualquer coisa, até pedaços de encanamento.

A verdade:

Não dá pra silenciar o estouro da pólvora.
Uma pistola geralmente realiza um disparo com um som medido em 140~160 decibéis. Uma pistola silenciada é reduzida para 120~130, o que não é uma grande diferença. É apenas o suficiente para, quando uma arma for usada em um ambiente com muita movimentação e barulho, ser mais difícil perceber de onde veio um disparo.

Escopetas silenciadas? Elas até existem, porém também estão bem longe de serem silenciosas...




4. METRALHADORAS SÃO ARMAS MÁGICAS DE MORTE



O mito:

Balas infinitas.
O personagem aponta a arma e então puxa e segura o gatilho. Isso se segue por incontáveis segundos, às vezes minutos. A arma continua disparando interminavelmente.
Parece até cheat nos jogos de FPS.

A verdade:
Veja o vídeo de uma criança disparando um pente de 30 balas de uma M4 Carbine e veja quantos segundos durou.



3. COLETES SÃO CAMPOS DE FORÇA MÁGICOS



O mito:
Os bandidos disparam suas armas automáticas, mas como eles são mais zarolhos que uma idosa com catarata nos dois olhos, eles não acertam nenhum tiro, com exceção de um que pega no colete. O protagonista sente apenas um impacto, mas não sofre nenhum ferimento.

A verdade:
O tipo de colete que uma pessoa comum pode vestir protege contra pistolas, mas dificilmente vai funcionar melhor do que uma camisa contra rifles ou escopetas. As proteções que os militares usam funcionam melhor, mas são eficientes apenas a uma distância maior que 14m e pesam 15kg, além de custarem milhares de dólares.


2. RECARREGAR ARMAS A TODO INSTANTE



O mito:
Em um momento dramático, ou durante um diálogo importante, um dos personagens faz o típico "clack-clack" com a escopeta para mostrar que ele está pronto para ação, ou disposto a meter chumbo no pobre coitado que está falando com ele.

A verdade:

Este som é inútil.
Esse ato só era útil com armas muito antigas, que precisavam ser engatilhadas depois de cada disparo, como os revólveres usados em filmes do velho oeste. 
Armas desse jeito não são mais feitas há 150 anos.
As armas hoje em dia são feitas de modo que elas são re-engatilhadas automaticamente a cada disparo. Quando um personagem faz este som com a arma, ele na verdade está desengatilhando e re-engatilhando a arma só para fazer o barulho.
Quando uma arma que não é engatilhada é usada, como uma escopeta ou rifle de assalto, o ato é substituido pelo pump na escopeta, ou o slide no rifle de assalto. Esse ato é feito quando é preciso descartar uma cápsula vazia e colocar outra no cano. Ou seja, quando um personagem faz isso à toa, ele acaba de descartar uma unidade de munição perfeitamente usável (ou tinha esquecido de recarregar e resolveu deixar para fazê-lo em um momento dramático).

1. BALAS EXPLODEM TUDO



O mito:
Um tanque de gás, o personagem nota isso durante um tiroteio, mira e dispara. 
Uma enorme explosão e inimigos voando por todo o cenário, ou um carro com atiradores passando, um disparo pega no tanque manda o carro pelos ares.

A verdade:
Fabricantes de automóveis, tanques de gás e outras coisas que explodem com facilidade não querem ser processados. Por isso, eles fazem seus produtos de uma maneira que precisa-se de mais que um impacto ou perfuração para detoná-lo.

Mythbusters demonstrou isso em um de seus programas. Pra detonar-se um carro, seria preciso abrir um buraco no tanque de gás, acender uma chama do lado de fora e fazer a gasolina dentro do tanque vaporizar, Aí você poderia fazer o carro explodir.

O que é realmente irônico nisso é que, nos filmes, enquanto balas facilmente causam a explosão de um automóvel, elas não conseguem perfurar mais nada. Veja uma cena de John Cusack se protegendo atrás de uma prateleira de batatas chips em um de seus filmes:



E se o personagem se proteger atrás da porta de um carro, ele está praticamente imune durante o tiroteio. A verdade é que, apesar de balas não perfurarem tanques de gás com tanta facilidade, elas perfuram facilmente a porta de um carro.

Fonte: outerspace

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails